quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O cinema e a tecnologia

Ainda a propósito do “Avatar”: o filme fez-me pensar novamente numa coisa que venho pensando há já bastante tempo.
É impressionante como os realizadores e demais “fazedores” de cinema parecem saber que a tecnologia dos filmes irá inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, evoluir de modo a permitir-lhes realizar os seus projectos. Tipo “ainda não há tecnologia para fazer isto que quero, mas sei que de aqui a algum tempo de certeza terei a tecnologia para o fazer, é só uma questão de esperar”.
Avatar foi um desses casos: o James Cameron já tinha idealizado o filme há quase 15 anos, mas não tinha à sua disposição tecnologia que lhe permitisse realizá-lo como queria. Vai daí, esperou até ao momento em que essa tecnologia já lho permitisse fazer – pelos vistos, foi ao ver o Gollum d’ “O Senhor dos Anéis” que ele se apercebeu que já começavam a aparecer as ferramentas que lhe permitiriam levar avante o projecto de “Avatar”.
Mas mais impressionante é a trilogia inicial da “Guerra das Estrelas”: ainda na década de setenta do século passado, inícios da de oitenta, George Lucas filmou várias cenas nas quais queria introduzir personagens digitais – como é que ele já sabia que elas iam acabar por poder existir? Ou seja, ele filmou as cenas já naquela altura porque SABIA que a tecnologia ir-lhe-ia possibilitar aproveitar essas cenas; não deu para as preparar a tempo da estreia dos filmes na altura, mas na “versão estendida do realizador” que lançou há relativamente já as introduziu, por já ter como as completar. Uma das cenas mais marcantes de que me lembro é uma em que o Han Solo (Harrison Ford) caminha enquanto fala com Jaba the Hut, interagindo com ele – a cena foi filmada na altura, com o Harrison Ford a “falar para o boneco”, mas só muito depois o desenvolvimento do CGI o permitiu fazer, pelo que aparece o Jaba the Hut a falar com o Han Solo tal como idealizado…

1 comentário:

  1. HELLO!

    Bem depois da descrição que fizeste do Filme, dá mesmo vontade de o ver!!!

    ResponderEliminar